Ilha do Faial, Castelo Branco



Quinta da Meia Eira

#AB3102UP


Produtor Horticola Produtor Fruticula Produção Animal Apicultor Eco Turismo


Contactos
Telefone: 965 435 925
E-mail: info@meiaeira.com
URL: www.meiaeira.com
A Quinta da Meia Eira, com 6 ha de área agrícola, é uma unidade de agroturismo, certificada Biotur, com valências de pecuária, apicultura e horto-fruticultura certificadas em Modo de Produção Biológica, desde 2016.

Quando iniciámos a Quinta da Meia Eira, em 1997, todos os terrenos agrícolas eram destinados à criação bovina, num regime intensivo em que alternava a produção de milho e de erva. Este sistema de produção conduziu a um nível significativo de empobrecimento do solo e de redução da biodiversidade.

Ao longo dos últimos 20 anos, fomos criando áreas de horta, pomar, jardim e criação de abelhas e animais, combinando as variedades tradicionais com muitas outras que fomos experimentando e adaptando.  

Neste processo lento de transformação da nossa agricultura – que não acaba! – plantámos mais de 3000 árvores e arbustos. Muitas destas estão em forma de cortinas de abrigo contra o vento e o sal que aqui chega por vezes forte. Na Quinta da Meia Eira temos cerca de 1 km destas estruturas, que protegem pomares e hortas.

Estas zonas constituem igualmente importantes locais de alimentação, protecção e nidificação de aves e insectos, que contribuem para o equilíbrio ecológico e a biodiversidade.

O resultado obtido é um agrojardim, certificado em modo de produção biológico pelos padrões da UE, onde integramos conceitos de agrofloresta e de permacultura. 

A pastagem que ainda mantemos é agora conduzida em regime de pastagem permanente, com um encabeçamento reduzido. A conservação do solo é um valor importante para nós. Introduzimos árvores na pastagem para permitir sombra e proteção aos nossos animais. As nossas vacas são alimentadas exclusivamente a erva, sem recurso a suplementos industriais, e vivem em regime de pastoreio livre extensivo 365 dias por ano, onde as mães amamentam livremente as suas crias.

A água utilizada na agricultura e pecuária provém da chuva, recolhida nas coberturas dos edifícios e nas eiras, armazenada nas nossas 3 cisternas tradicionais e disponibilizada permanentemente aos animais por um sistema baseado na força da gravidade. 

A ética na produção de alimentos e a ideia da autossuficiência alimentar são valores importantes para nós.

Produzimos alimentos sãos, de forma sã!

Saudações Bio, Susana e Francisco


Directório dos Produtores