Ilha do Faial, Cedros



Cristina & Stefan

#AB2821UP / #AB0762UT


Apicultor


Contactos
Telefone: 967591363
E-mail: cristina.teiga@gmail.com
URL: --
No nosso apiário trabalhamos apaixonadamente desde 2012 e estamos certificados como produtores em modo de produção biológico desde 2017. As nossas abelhas forrageiam flores silvestres na quinta e trevo nas pastagens. O nosso mel é obtido sem alimentação artificial das abelhas e extraído artesanalmente.

Respeitamos o ciclo natural das abelhas e o seu bem-estar:

- extraímos apenas o excedente e deixamos mel suficiente para as colmeias se alimentarem durante o inverno. Deixamos também uma reserva de mel em armazém para alimentar as abelhas na eventualidade de um inverno especialmente rigoroso.

- respeitamos a integridade do corpo das abelhas, por isso não cortamos as asas das rainhas.

- intervencionamos as colmeias de forma minimalista.

Mantemos o circuito fechado dos produtos da colmeia:

- no nosso apiário utilizamos apenas os produtos retirados das nossas colmeias. Isto significa que reutilizamos a cera produzida pelas nossas abelhas e quando é necessário alimenta-las utilizamos o seu alimento por natureza, o mel produzido no apiário. Desta forma reduzimos o risco de importar doenças, como a Loque Americana.

- as nossas colmeias são feitas em madeira de criptoméria e tratamos o seu exterior com uma mistura de óleo de linhaça com cera e própolis das nossas abelhas. Não aplicamos produtos tóxicos para evitar a contaminação com vestígios de tinta, verniz ou parafina.

Fazemos o controlo de pragas e doenças à base de óleos essenciais:

- para controlar a varroa, um ·caro parasita, usamos tratamentos à base de óleos essenciais: timol, óleo de eucalipto, cânfora e mentol.

Cristina & Stefan


Directório dos Produtores