Ilha de São Jorge, Urzelina



Retiro Atlântico

#O418A


Produtor Horticola Produtor Fruticula


Contactos
Telefone: 295 414 073
E-mail: retiro@retiroatlantico.com
URL: www.retiroatlantico.com
"O Retiro Atlântico é um glamping com quinta biológica certificada assente em princípios de permacultura, um projecto do Hugo Mesquita e da Natacha Moitinho.

Tudo começou em 2012 quando o Hugo regressou da Terceira depois de ter tirado a sua licenciatura em Guias da Natureza na Universidade dos Açores. A sua paixão pelas plantas motivou-o a construir e desenvolver a nossa quinta biológica a partir de um terreno pedregoso e dominado por mata que estava no seio da sua família há cinco gerações. A opção pelo biológico esteve presente desde o início, por isso dois anos depois iniciámos o processo de certificação com a Certiplanet. Actualmente temos 4000m2 certificados em modo de produção biológico.

Em 2019 abrimos as portas do nosso glamping unindo os nossos interesses pessoais, as plantas e a alimentação saudável, pois a Natacha é health coach (coach de saúde holística) pelo Institute for Integrative Nutrition, nos Estados Unidos. Promover o consumo de fruta e vegetais e sensibilizar as pessoas para o impacto da alimentação na sua saúde tem constituído grande parte do seu trabalho.

Então o que poderá encontrar no Retiro Atlântico? O nosso glamping é constituído por 4 yurts, tendas mongóis usadas tradicionalmente pelos pastores da Mongólia, uma aposta que considerámos mais sustentável e também inovadora para os Açores. Para além disso, irá encontrar hortas, agrofloresta, um pequeno lago com rãs e, claro, o Hugo e a Natacha que vão fazer de tudo para que se sinta bem aqui. Temos cerca de 1500 variedades de plantas, sendo de destacar as diferentes árvores de fruto, nomeadamente tropicais raras, bem como hortícolas, ervas aromáticas e medicinais.

O tour à quinta é uma das actividades que os/as nossos/as hóspedes mais gostam de fazer, na medida em que ficam a conhecer uma enorme diversidade de plantas, nomeadamente frutíferas tropicais. Para além disso, usamos sempre que disponíveis os nossos produtos da quinta ao pequeno-almoço e também nos nossos workshops de cozinha vegetariana."


Directório dos Produtores