Esta oportunidade surgiu do conviteda Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, 1ª BioRegião de Portugal, com o objetivode promover a rede internacional de BioRegiões, as BioRegiões portuguesasenvolvidas e interessadas em aplicar este conceito.
Para promover os produtos e aspotencialidades do território, a gestão sustentável dos recursos endógenos e ummodelo biológico de produção e consumo, a representação Portugal Organicincluiu as cinco Bio-Regiões de Portugal (Idanha-a-Nova, Alto Tâmega e Barroso,São Pedro do Sul, Margem Esquerda do Guadiana e Lagos do Sabor), duas pré-candidatasa Bio-Região (Açores e Jardim da Serra – Madeira) e as organizaçõesinternacionais como a Rede Internacional de Bio-Regiões (I.N.N.E.R. -International Network of Eco Regions) e a Global Alliance for Organic Districts(GAOD).
Com o tema Azores Volcanoes flavours, no âmbito do Fórum AçoresBio22, um cabaz diversificado deprodutos Açorianos Biológicos, como chá, mel, leite, ovos, hortofrutícolasdiversos, esteve exposto junto com outros produtos biológicos de Portugal, nomaior certame do setor biológico a nível mundial.
Na imagem da acima é possível ver a utilização do tamarilho biológico dos Açores com outros produtos biológicos portugueses no showcooking realizado na BioFach.